escrevendo uma nova forma de pensar
descricao

Segundo Anna Haddad do site Comum, que é uma comunidade virtual de mulheres, todo produzido e editado por mulheres e abraça o tema "empoderamento feminino" em sentido amplo.

É só olharmos com um pouco de atenção ao redor e dá pra notar, nas pequenas coisas: a família padrão está por todo lado, e com ela, alguns preconceitos e estereótipos. Tem também a reafirmação constante dos símbolos da dicotomia de gênero que marcam os espaços familiares tradicionais: a função da mãe, a função do pai. 

Se a diversidade não é exposta, se outras narrativas não são contadas com afinco e naturalidade, se novas configurações familiares não são colocadas com possíveis, o status quo impera. Vira lei e oprime.

A gente não conta pras crianças daquele tio gay. Ou da tia que resolveu ficar solteira porque preferiu assim. Ou daquela outra que casou 6 vezes e segue numa vida afetiva intensa e cheia de dramas. Da prima que não pode ter filhos. Da outra que preferiu não ter porque não. Daquele amigo da família que descobriu uma traição da esposa, separou e depois se casou de novo com a namoradinha de infância, que já tinha 4 filhos e eles, juntos, adotaram mais um, negro e periférico. 

Essa é a vida. Múltipla e cheia de histórias bonitas.

Trazer essa diversidade e abertura pras crianças gera um mundo de benefícios, mensuráveis e não mensuráveis. Pras meninas, liberta. Liberta saber que pode gostar de outra menina, de menina e menino. Que pode gostar de sexo como pode não gostar. Que pode escolher casar ou ficar solteira, e que ser mãe não é algo compulsório. Que o valor dela não está nas relações afetivas.

Pros meninos, liberta também. Mais que isso, amacia e afaga. Saber que pode ter interesse em outro homem, e se não tiver, pode ser carinhoso e amigo mesmo assim. Que pode cozinhar, e isso não vai fazer dele menos homem. E que vale embalar um neném também, porque um dia ele pode querer ser pai.

Quando ouvem outras histórias - ou idealmente, convivem com elas na vida real - as crianças se tornam mais empáticas. Adultos menos machistas e LGBTfóbicos. Mais tolerantes. Chance enorme de sofrerem menos quando perceberem que estão fugindo de algum padrão imposto. Ou seja: de serem mais felizes.

Vamos começar a brincadeira?

1. A princesa e a costureira

O livro conta a história da princesa Cíntia, prometida em casamento pro Febo, príncipe do reino vizinho. Na época da cerimônia, ela se apaixona pela costureira encarregada de fazer o seu vestido. Lindo, financiado no Catarse, pauta uma discussão importante sobre a diversidade e os direitos LGBTs.

Conheça o livro: http://metanoiaeditora.com/publicacoes/detalhes/publicacao-8

2. Joana Princesa

Da mesma autora, Janaína Leslão, esse livro gira em torno de uma princesa adolescente que foi chamada de príncipe João ao nascer, e mais tarde começa a refletir sobre sua identidade de gênero.

Conheça o livro: http://metanoiaeditora.com/publicacoes/detalhes/publicacao-38

Para continuar lendo acesse o link: http://www.comum.vc/conteudo-aberto/2016/8/15/6-livros-infantis-que-vao-abrir-os-horizontes-dos-seus-filhos-e-seus-sobre-familia-amor-e-sexualidade