escrevendo uma nova forma de pensar
descricao

Eu trans - A alça da bolsa. Relatos de um transexual." - por Jô Lessa

Capa de "Eu Trans - A Alça da Bolsa. Relatos de um Transexual", por Jô Lessa.
 
 
Contracapa escrita por João W. Nery




Publiquei essas duas fotos (capa e contracapa) do livro "Eu trans - A alça da bolsa. Relatos de um transexual.", escrito por Jô Lessa, no Facebook ontem. Fiquei feliz em ver que muita gente curtiu e até compartilhou. Agora, gostaria de compartilhar algumas das minhas impressões sobre o livro. Não dá para dizer tanto na legenda de uma foto. :)

Primeiro, o livro está muito bem escrito. O autor diz que a linguagem é simples, mas isso não é problema. Quanto mais simples, mais inteligível. Além disso, a revisão ortográfica está bem feita. A gente não toma sustos com o português ao longo da leitura. Não com o português, mas tem cada história de derrubar dublê de filme de ação.

O livro é escrito com absoluta honestidade e transparência. Jô Lessa fala dos dramas familiares sem maquiar a dor, mas sem revelar a força, a teimosia, a obstinação de quem só tem duas opções: morrer ou viver. Ele escolheu viver.

Mas o livro não é só drama. Há histórias pitorescas, divertidas e até românticas. Quando ele fala de suas aventuras com mulheres das mais diversas cores, tamanhos, cheiros e sabores, a gente simplesmente viaja através de suas memórias picantes, mas sensíveis ao mesmo tempo. Não, o livro não tem linguagem chula, somente franca, sem rodeios.

Li a maior parte do livro indo e vindo de ônibus do trabalho. Minhas viagens pareciam bem mais curtas. ;)

Jô tributa muito reconhecimento e admiração a João W. Nery, outro homem transexual, escritor e palestrante que tem feito enorme diferença no que diz respeito à transexualidade no cenário nacional.

Fica aqui minha recomendação plena a que todos e todas, transexuais ou não, leiam esse livro. E nem custa muito caro. Comprei o meu no 6º Lesbifest - Festival de Cultura e Diversidade entre Mulheres Lésbicas e Bissexuais. Era um dia só para literatura feminina, mas as poderosas Lea e Malu, editoras da Metanoia tinham estoque no carro. Já fui com a decisão de comprar em mãos, mas você pode conferir no site da editora. 

Parabéns, Jô, pela sua coragem, honestidade e sensibilidade. 

Fonte: http://www.foradoarmario.net/2014/12/eu-trans-alca-da-bolsa-relatos-de-um.html