escrevendo uma nova forma de pensar

Dia 06 de setembro acontecerá em tradicional Terreiro de Umbanda do suburbio carioca, pelo selo editorial Namastê, o lançamento do livro "Das leituras da vida para as vidas nas leituras - oralidade e letramento no Terreiro de Umbanda" da professora Paula dos Reis Moita.

Este livro é fruto de pesquisa que apresenta e analisa as práticas de oralidade e letramento do Terreiro de Umbanda Centro Espírita Justiça e Amor (CEJA), através das relações entre tecidas no Curimba CEJA, espaço que se constitui campo deste estudo que relaciona este locus como espaço que transita da leitura da vida para a vida na leitura. O CEJA abriga ampla diversidade de ações sociais e educacionais descritas ao longo do livro. Estas têm a finalidade de oportunizar vivências, ampliando o leque de possibilidades para o despertar de potencialidades e da assunção pelos indivíduos do processo de autoria de sua própria história e da história da sociedade. A revisão bibliográfica, levantada pela autora, comprova que é quase inexistente estudos que relacionem oralidade, letramento e Terreiro de Umbanda, o que ratifica a relevância de sua pesquisa. Este livro apresenta discussões relevantes acerca das múltiplas expressões de linguagem e cultura presentes num terreiro de religião de matriz afro-brasileira, mais especificamente a Umbanda, enquanto instrumento de transmissão, transformação e reinvenção de saberes e fazeres. 

Paula dos Reis Moita é  mãe de santo e Mestra em Educação pelo PPGEduc – UFRRJ, professora Regente na Educação Básica na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Pós-Graduada em Psicopedagogia e Graduada em Pedagogia pela UERJ. Em seu projeto de mestrado analisou as relações do letramento no Terreiro de Umbanda, destacando este enquanto espaço legítimo de garantia de direitos, empoderamento dos indivíduos, despertar da consciência e diminuição das desigualdades.

SERVIÇO

Local: Centro Espírita Justiça e Amor

Endereço: Travessa Gomes da Silva, 78  -  Abolição  -  Rio de Janeiro  -  RJ

Dia: 06 de setembro de 2020

Horário: 16 horas

Click e conheça o livro: