escrevendo uma nova forma de pensar
descricao

Em 2019 o Núcleo de Pesquisa de Gênero celebra 20 anos de sua constituição formal no Programa de Pós-Graduação em Teologia da Faculdades EST, em São Leopoldo/RS. Tendo em vista a caminhada percorrida e o atual contexto vivido na América Latina, o VI Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião será um espaço para apresentar, discutir e produzir conhecimento em torno de três eixos temáticos:

Vulnerabilidade: é um conceito utilizado em diversas áreas do conhecimento para discutir questões complexas como a manutenção e o aprofundamento da situação de pobreza e desigualdade, bem como para questionar padrões de relacionamento e auto identidade que têm um potencial de questionamento, subversão e transformação das estruturas. O VI Congresso quer aprofundar a discussão sobre esse tema como elemento denunciador de realidades de opressão e dominação e como elemento potencializador de processos de libertação.

Resistência: é um elemento fundamental para fazer frente aos processos de retrocesso e aprofundamento de práticas e sistemas violentos. A produção do conhecimento no âmbito feminista e de gênero, muitas vezes, ainda se dá como forma de resistência aos saberes hegemônicos. Uma resistência que também é feita da alegria do encontro e da partilha, da rebeldia e da imaginação que cria possibilidades onde não há. Nisso há implicações teóricas e metodológicas que serão exploradas no VI Congresso.

Justiça: é o horizonte utópico que orienta a produção do conhecimento e a atuação política. Reflete os projetos de sociedade expressos, por exemplo, na ideia bíblica de “shalom” e “novos céus e nova terra”, no conceito indígena de “bem viver” (sumak kawsay) ou na noção africana do ubuntu. Particularmente, interessa discutir no VI Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião a perspectiva da “justiça de gênero” como conceito e como política que visa a superação de todas as formas de desigualdade, violência e opressão e aponta para esperança que embala a construção de uma outra realidade a partir da imaginação criativa.

Dentro da programação cultual do VI Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião  a Editora Metanoia realizará o lançamento de quatro grandea obras:

DEUS QUEER da teóloga Marcella Althaus-Reid

Deus Queer apresenta uma nova teologia a partir das margens dos desvios sexuais e da exclusão econômica. Seus capítulos sobre a Teologia Bissexual, a santidade sadeana, os cultos afro-brasileiros frequentados por gays no Brasil e a santidade queer marcam a busca por uma face diferente de Deus — Deus Queer — que desafia os poderes opressivos da ortodoxia heterossexual, da branquitude e do capitalismo global. Inspirado pelos espaços transgressivos da espiritualidade latino-americana, onde as experiências das crianças da favela fundem-se com interpretações queer de graça e santidade, Deus Queer busca libertar Deus do armário do pensamento cristão tradicional, e abraçar a participação de Deus na vida dos gays, lésbicas e dos pobres.

 

GÊNERO PARA TEOLOGIAS FEMINISTAS LATiNO-AMERICANAS   — A lupa nos discursos anti-ideologia de gênero 

Da teóloga Genilma Boehler

Este livro desvenda as tramas dos discursos, indivíduos e movimentos que se apresentam como inimigos daquilo que intitulam “ideologia de gênero”. A autora demonstra com precisão a imbricação entre os poderes político, religioso e econômico operando​​ a serviço da exclusão, da opressão e da negação de direitos, ​ e, de forma manifesta, ​ contra a democracia. E ​a partir da teologia feminista, um contraponto ​a tudo isso​​: uma compreensão de Deus que é libertadora, acolhedora e inclusiva.

 

VIEMOS PRA COMUNGAR  — Os grupos de católicos brasileiros LGBT e suas estratégias de permanência na Igreja

De psicólogx Cris Serra

Livro que apresenta os grupos de “católicos LGBT” brasileiros e as estratégias que adotam para se posicionar e permanecer dentro do campo eclesial, aponta para a reapropriação do religioso em termos favoráveis à liberdade e à diversidade sexual; e constata que a visibilização e a apropriação de espaço não só reconfiguram os ambientes eclesiais como, nessa reorganização, parecem mesmo estabelecer novos ordenamentos. Ao “tomarem a palavra” a fim de afirmar uma verdade sobre si mesmos, ao recusarem a verdade sobre si que a autoridade eclesial pretende lhes impingir, os “católicos LGBT” ultrapassam a perspectiva da vitimização e se tornam criadores do próprio espaço que habitam, criando uma nova Igreja.

 

E ASSIM ENTRAMOS NA RODA! Retratos do processo de formação e atuação das primeiras pastoras da IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil

Da teóloga Maristela Lívia Freiberg

Livro que apresenta uma reapropriação da história das mulheres no estudo de teologia e no ministério pastoral da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). A metodologia adotada é da pesquisa histórica inclusiva, a partir da perspectiva feminista, a qual contribui para a tomada de consciência da situação marginal das mulheres na história e na teologia, buscando resgatar experiências e reconhecer iniciativas e alternativas.

SERVIÇO

Local: Faculdades EST

Endereço: Rua Amadeo Rossi, 467 - Morro do Espelho, São Leopoldo - RS

Dia: 15 de agosto de 2019

Horário: 19 horas