escrevendo uma nova forma de pensar
descricao

O ESPETÁCULO DO GÊNERO,  livro de Igor Viana, lançado em 2019 na Faculdade de Direito da UFMG, apresenta uma reflexão sobre os efeitos do combate à “ideologia de gênero” para a constituição dos regimes de aparecimento público dos corpos. O autor apresenta a origem internacional da cruzada antigênero protagonizada pelo Vaticano e as personagens do caso brasileiro do combate à “ideologia de gênero”; e argumenta de que a disputa pelo gênero é, antes de tudo, uma disputa por projetos políticos de poder.

É um livro que assume a metáfora do espetáculo teatral para criar uma narrativa sobre a disputa pelos quadros de inteligibilidade do gênero na virada do século XX para o século XXI. Dialogando com o aparato teórico de Judith Butler, o trabalho realiza uma reflexão sobre os efeitos do combate à “ideologia de gênero” para a constituição dos regimes de aparecimento público dos corpos. Na primeira cena, Gênesis, apresenta a origem internacional da cruzada antigênero protagonizada pelo Vaticano na década de 1990. Na segunda cena, Terra Brasilis, as personagens do caso brasileiro do combate à “ideologia de gênero” ganham voz e nos apresentam suas perspectivas sobre esse embate. Na terceira e última cena, Dramaturgia, o narrador, despido, apresenta sua versão da disputa, de forma a promover um encontro das duas cenas anteriores e somar-se ao conjunto de narrativas já apresentadas por pesquisadores tupiniquins. 

A agenda antigênero é, antes de tudo, uma agenda autoritária. Uma agenda excludente de outros modos de existência possíveis. Extremamente reguladora das formas de aparição dos corpos. Dependente do autoritarismo para se fazer valer como projeto político concreto. Além de ser uma agenda atravessada pelos interesses neoliberais e que possui fortes aliados econômicos. O que está em curso nessa cruzada é também um projeto de assalto ao Estado. Um projeto que promove o encontro de diversos interesses e atores sociais.

Para conhecer um pouco deste trabalho tão relevante acesse:                    https://www.academia.edu/41703353/O_Espet%C3%A1culo_do_G%C3%AAnero_uma_cruzada_no_s%C3%A9culo_XXI?fbclid=IwAR2HuZ-YU8BW0ISgjg7_fCY-HOcmlc_cRGexkkGvoRc2_x-SbLo-RrFDM4M

Quer adquirir o livro? Click aqui: